sábado, 15 de junho de 2013
A CRISE E O TEMPO NA AGROINDUSTRIA CANAVIEIRA
No Brasil a agroindústria canavieira sempre esteve em evidencia e sempre esteve em crise. O diferencial é que o tempo passa e as unidades de produção vão surgindo de paixões de empresários e também vão desaparecendo por paixões dos mesmos empresários.
A indústria canavieira é marcada por um forte acumulo de amadorismo em toda sua cadeia, não que os profissionais não entendam do negocio e mais por vaidades e incapacidade de passar o bastão para alguém mais ousado e em conseqüência mais competente e disposto a trabalhar.
Em usinas a Matéria prima é o custo mais elevado que se tem, e é dela que provem toda a cadeia produtiva. Para cada etapa do processo tem que se ter um controle, e este controle têm que se terem decisões, e para estas decisões tem que ter pessoas.
O apadrinhamento, o nepotismo e a falta de coragem fazem uma comum num ambiente industrial e mais ainda quando o clube do bolinha é fechado e o próprio dono ou acionista não enverga e mesmo quando enverga não tem coragem de tomar a providencia necessária. Por isso com o tempo seja empresa de grande porte ou de pequeno porte ela vai perdendo rentabilidade e começa a não fechar as contas, dai para fechar as portas ou ser vendida é um pulo. As agroindústrias têm que adotar o cronograma de objetivos, metas e resultados, investindo onde precisa e punindo quem não cumpre, e não como é comum em 95% das agroindústrias arrumas desculpas e não arrumar culpados.
Para uma agroindústria sobreviver é fácil. É só manter um (sistema de gestão da qualidade e de um sistema de gestão de PERDAS INDUSTRIAIS).
Neste sistema se cria metas realistas com gastos realistas e com resultados realistas. Para este programa tem que se avaliar os equipamentos que se tem disponível, os eficientes e os ineficientes , os eficientes se manter os ineficientes ou melhora ou substitui. Assim também deve ser com as pessoas escolhe as eficientes e dedicadas e substitui as inércias que só falam, mas não fazem e não sabem nada do que falam. Minha dica para uma empresa dar lucro.
01 Avalie a capacidade de sua unidade produtora, para saber qual o melhor aproveitamento
02 Monte um sistema de gestão de qualidade
03 Monte um sistema de gestão de perdas no processo produtivo
04 Contrate uma equipe de consultoria interdependente para avaliar e validar o sistema
05 Mantenha uma equipe profissional engajada independente do grau de formação.
06 Inclua os funcionários nos planos da empresa, assim eles se sentirão importantes.
Com estas medidas, não existe usina que não consiga sobreviver e dar lucro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário