sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Pro Rend: Gestão de Custo

Vinhaça.

QUESTÃO.
Disposição da Vinhaça como Fertirigaçao.
Qualquer atividade humana é por natureza geradora de resíduos. As atividades industriais por sua natureza são grandes geradoras de resíduos, sejam sólidos, líquidos ou gasosos, os quais devem ser gerenciados corretamente visando à minimização de custos e redução do potencial de geração de impactos ambientais.
Dos Resíduos gerados na indústria sucroalcooleira hoje em dia. Pode dizer com certeza que a vinhaça é o de maior agravante.
Para cada litro de etanol produzido na unidade industrial, teremos uma média de 12 litros de vinhaça. Que obrigatoriamente tem como disposição final a fertirigaçao.
Com as lavouras de cana cada vez mais distantes das industrias, isso gera um custo oneroso ao processo produtivo.
Hoje com o conhecimento agregado à produção e com disposição de implantação. Pode se pensar em uma fermentação mais produtiva. Trabalhando com leveduras selecionadas e parâmetros de fermentação mais rígidos. Hoje costuma se fermentar com um ART de mosto em torno de 20. Para um teor alcoólico na ordem de 09 a 10 %. .Se elevarmos a concentração do caldo para a casa de 30 em ART. com um bom monitoramento do processo fermentativo. Podemos trabalhar com um teor alcoólico na casa de 14 a 15 % . Com esta elevação, o volume de vinhaça diminui drasticamente vindo para a casa entre 5 a 6 litros de vinhaça por litro de álcool produzido.
Com este conceito se obtêm mais condensado no processo de evaporação e menos volume de vinhaça. Diminuindo os custos de distribuição. Diminui os impactos ambientais e o custo dos equipamentos imobilizados.

Origem do Artigo: Marco Costa

Nenhum comentário: